A sério??!!!

sexta-feira, junho 06, 2014

Olá bom dia, ontem enquanto passava os olhos pelos blogs nacionais, bati os olhos num post que me deixou pensativa! Uma gestante, quase em fase de parto, queixava-se que não conseguia encontrar nada de diferente para a decoração do quarto da sua filha, e que esta seria uma ótima ideia de negócio, para Portugal, e eu pensei:
  - A sério??? Há imensas  lojas de decoração lindas no nosso país, decoradoras com ateliers giríssimos e esta mãe não consegue encontrar nada???!
Sempre que um cliente chega à loja a dizer que quer uma coisa diferente, assalta-me logo um género de erupção cutânea, porque sei que no fundo, o que este cliente precisa é das diretrizes certas, que muitas vezes não está disposto a aceitar. Desejar a diferença, não é uma coisa má, quando essa diferença vem acompanhada de bom gosto, e nunca, quase nunca assim é!
A última vez que isto me aconteceu, foi com um casal, que queria mandar pintar em tela, um retrato de ambos, "em pelota" ou como dizem nos States, com o "birthday suite" para pendurar por cima da cama. Não, não estou a brincar, isto aconteceu-me! Toda eu corei e suei frio, quando me falaram disto, porque sabia que não estavam a gozar, e porque dissuadi-los desta ideia, era uma afronta, ao bom gosto que ambos pensavam que tinham, dada a originalidade da ideia!!!! As coisas que eu passo...
 Ora em Portugal existe tanta gente boa disposta a ajudar os seus clientes a concretizar as suas ideias, e a dar outras quantas, para todos os níveis de orçamento. Não falo por mim, sei que tenho muito que andar, palmilhar, aprender e crescer, mas caramba existem tantas decoradoras boas em Portugal, cujos trabalhos figuram na imprensa estrangeira da especialidade, para lá de competentes, com provas dadas, e esta mãe não encontra nada!!??? Não aguento... pobres de nós...nunca chegaremos a lado nenhum, nunca, se somos nós próprios que nos deitamos abaixo. Tenho vontade de deixar aqui uma lista de moradas, só para dar uma ajuda, tenho a certeza que o difícil seria escolher... assim deixo quartos de meninas decorados por talentos nacionais, para ver se de uma vez, nos valorizamos.
 Bom fim de semana, divirtam-se!!

Ana Antunes


Ana Cordeiro



Maria Barros



Casa do Passadiço


Catherine Cabral

Inês Pereira


Isabel Pires de Lima
Que me perdoem, todas aquelas decoradoras do nosso país que certamente têm trabalhos fantásticos, mas dos quais não tenho fotos. Tenho a certeza que este post seria infindável!

You Might Also Like

12 comentários

  1. A unica coisa que me apraz dizer é "coitada", "tanta pobreza de espirito". Essa senhora deve querer forrar as paredes em ouro! A decoração infantil é um mundo e podem fazer-se coisas girissimas com pouco dinheiro.
    MariaL

    ResponderEliminar
  2. lololol :) ela é minha amiga, ainda por cima ahahahah.
    Beijinhos e obrigada pela referencia Querida Angela!
    xoxo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Cara Ângela,
    Todos os trabalhos são LINDOS!
    De certeza que as restantes decoradoras do país não vão ficar tristes por não as ter mencionado, contudo, podia ter colocado umas fotos... da Decoradora/Designer Ângela Varela Cunha... pois felizmente tinha bastantes para escolher, revelando trabalhos extraordinários...
    Votos de um ótimo fim de semana (de preferência com muito solinho!)
    Beijinhos minha querida!

    ResponderEliminar
  4. Ângela, a minha alma está parva... eu figuro aqui! Tal como a Ângela disse, ainda tenho muito que palmilhar, mas fiquei muiiiiito comovida por me colocar ao lado desta nobre lista. E acrescente uma imagem dos seus quartos de menina que são sempre lindos!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Cara Ângela,

    Há já algum tempo que vou passando pelo blog sem nunca me ter dado ao trabalho de comentar alguns posts que, utilizando uma expressão sua, me dão suores frios. Este é um deles.
    O design e a decoração de interiores não são domínio exclusivo de "decoradorAs". Essa visão é tão redutora quanto a da gestante que não encontra nada "diferente" para o quarto da filha.
    Há um mundo tão vasto de coisas "diferentes" como de decoradorEs a fazê-las.
    "Orientar" os clientes passa muito por educá-los. Um projecto, por muito simples ou superficial que seja, irá sempre influenciar a vida das pessoas que vão habitar o espaço. Há, portanto, que aproveitar a predisposição para a mudança para polir algumas arestas dos próprios clientes. Contornar situações de "birthday suites" é um bom exemplo. No limite saber dizer não. So o cliente for irredutível o melhor é não ser cliente sequer. O/A decorador/a deverá estar sempre num patamar acima do cliente. A aspiração é, comprovadamente, meio caminho andado para uma venda.

    Encare isto como uma crítica construtiva, porque se não achasse relevantes os seus posts não visitaria periodicamente o blog, muito menos escreveria um comentário.

    Cumprimentos, e votos de sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá James obrigada pelo seu comentário, é obvio que a decoração de interiores, não é domínio exclusivo de decoradoras, foi por isso que comecei este post com "Há imensas lojas de decoração lindas no nosso país, decoradoras com ateliers giríssimos e esta mãe não consegue encontrar nada?" A mãe não tem que se dirigir a uma decoradora para fazer o quarto da sua bebé, há imensas propostas no mercado que ela própria pode desenvolver, mas mesmo assim não chegam, não são suficientes. A minha pratica diz-me que quando não há nada que um cliente goste, provavelmente o cliente não sabe o que quer, precisa de ser orientado, é por isso que já aqui disse no blog que um decorador de interiores é também um pouco psicólogo. Digo isto sem a mínima duvida, ou sombra, se esta mãe não encontra nada, provavelmente, precisa de orientação e essa orientação James, quer se concorde ou não, é mais fácil, mais certa, e provavelmente mais efetiva com o contributo de um profissional, que já aqui o disse varias vezes, não é uma espécie de anti-cristo. Obrigada pelo seu comentário.

      Eliminar
    2. Olá,
      eu penso que o James se referia ao facto da Angela só ter postado trabalhos de decoradorAs nacionais e não ter mostrado nenhum trabalho de um decorador (homem). Este universo não é só coisa de raparigas e há óptimos decoradores homens, mais racionais, mais depurados...que tal num próximo post??

      Eliminar
  6. As sugestões aqui apresentadas deixarão felizes muitas mães que têm meninas !
    Mas as que têm de decorar quartos de rapazes adolescentes, tal como eu, não poderiam ser abençoadas com algumas das suas ideias?
    Muito obrigada, todos os dias consulto o seu blog, é um vício maravilhoso... Dá-me prazer e ajuda-me a melhorar um dos espaços que eu mais aprecio... a minha casa!

    ResponderEliminar
  7. Cara Ângela,
    Boa tarde

    Achei o seu post muito oportuno.
    Se há lugar onde podemos constatar o que por aí há de decoração de casas é ver os anúncios de venda de apartamentos e afins...
    É claro que "gostos não se discutem" e cada um pode fazer o que entender mas, na verdade, a orientação de um profissional é um factor/O factor muito importante para que não se comentam erros traduzindo-se em ambientes, não por questões económicas, com manifesta falta de gosto e, digo isto por mera opinião pessoal.
    Creio que, com o mesmo orçamento e com a orientação devida chegar-se-iam a ambientes onde, muito provavelmente, o cliente ficaria um misto de agradado/surpreendido.
    Posto isto e, voltando à referência das fotos de anúncios sobre venda de apartamento, aconteceu-me que, numa dessas buscas (qdo procurei casa) dei com a venda de um T2 de uma casal ainda, relativamente jovem que, a foto da assoalhada que era o carto do casal tinha, na parede por cima da cabeceira da cama, havia uma enorme foto, do casal, claro!, muito abraçadinhos, deitados na praia (via-se areia e mar) mas, a perspectiva parecia que estavam nús.
    "Bom, que eles queiram ter aquilo na parece do seu quarto, é assunto deles. Mas será que quando tiverem que mostrar a casa aos potenciais clientes, o placar vai lá estar, por cima da cama?" Interroguei-me eu. Não sei, porque não fui ver a casa (eu procurava um último piso), mas que achei esquisito, achei!

    Continue o seu excelente trabalho.
    Um beijinho
    Helena V.

    ResponderEliminar
  8. Despois de ler e reler o post de hoje só me ocorre um pensamento, NÃO VALE A PENA!somos um caso perdido!somos pequeninos até nas opiniões! meu Deus se há decorações decoradores(as) e milhares de produtos para decorar quartos de crianças!!! tenham bom senso algum gosto e claro vontade de mudar algo que encontram tudo!Angela definitivamente ignore-os e vá nos dedicando o seu tempo precisos que tanto adoramos! Um grande bj

    ResponderEliminar
  9. Angela, acredite, o bom gosto cultiva-se, mas existem pessoas que naturalmente não o tendo, também não o cultivam. Mesmo não gostando do ambiente onde vivem, e "cobiçando" outros, continuam insistindo nas mais absurdas teorias, mesmo que alguém com mérito na decoração lhes demonstre que não resulta.. Um decorador tem que ler nas entrelinhas, ser diplomático, mas não ceder em determinados pontos onde arruinaria o trabalho.. beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelo seu post, porque sou uma defensora acérrima do que é genuinamente nosso, sem ter que ir bater sempre no artesanato habitual, mas com o espírito inovador que é necessário para nos mantermos actualizados. Já palmilhei todo o mundo e deslumbro-me com coisas bonitas, que as há em toda a parte, mas fazem-me sempre falta as minhas "coisinhas" à boa moda portuguesa, a comida quentinha, os lençois bem passados a cheirar a lavanda, as torradas no ponto!!! Coisas de velhotas...Contudo, um destes dias, dei com os olhos na empresa desta senhora (Valentina Rosemberg de Cosme Velho-Rio de Janeiro), que faz réplicas de mobiliário de época em tons de rosa, verde, branco, provença e cria peças lindíssimas para quartos de criança. Não sei se existe alguma empresa idêntica em Portugal, acredito que sim, pois não sou do ramo, mas temos coisas tão lindas!!! Os vimes, a cortiça, o colorido mobiliário alentejano, a talha, os mármores, os bordados, o latão, as pratas, a arte... que julgo que os profissionais da área também devem usar nas suas criações...fugir um bocadinho ao IKEA, à ZARA HOME e tentar descobrir e divulgar o PRODUTO NACIONAL...nem que seja num pequeno apontamento, uma cadeirinha, uma peça de mobiliário restaurada, um tapete, uma manta, uma toalha, uma fruteira...e quando exibem a vossa obra final, digam-nos quem são os fabricantes, os artesão, os vendedores e onde se podem adquirir os produtos. Vamos ajudar um bocadinho este país que tem uma alma e uma gente maravilhosa!! Quanto à senhora que vai ser mãe estará deprimida...mas isso vai passar-lhe!

    ResponderEliminar